O Dia do Engenheiro Aquicultor é comemorado no dia 14 de julho.

Aquicultura (ou Aquacultura) é a ciência que estuda a criação e o cultivo de organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, algas e plantas de água doce ou salgada. É uma subárea das Ciências Agrárias, ramo que busca o aprimoramento técnico e produtivo no manejo de recursos naturais.

O aquicultor profissional é o responsável pelo estudo, desenvolvimento e aprimoramento de técnicas para exploração eficiente de alimentos de origem aquática, como peixes, moluscos, crustáceos, entre outros.

A produção de peixes, crustáceos, moluscos, macroalgas podem ser utilizadas como alimento ou na indústria farmacêutica e/ou cosmética. Além das microalgas, que também podem ser destinadas ao ramo alimentício ou de combustíveis.


O Brasil é o país com a maior reserva de água doce do mundo e contando também com uma extensa região costeira, torna-se um dos países com maior potencial de produção de alimentos oriundos da água. Isso faz com que o engenheiro aquicultor tenha um papel muito relevante, podendo ajudar no desenvolvimento e aprimoramento dos processos de produção.
Parabéns a todos os profissionais que atuam na aquicultura 🐠🐟

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *